Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

Fauna Brasileira

Com seu vasto território, o Brasil possui uma diversidade de animais e plantas incomensurável. Sua beleza já foi cantada em verso e prosa por vários poetas nacionais. Cientistas do mundo inteiro viajam até aqui para estudar e classificar tipos de nossa fauna e flora que são desconhecidos em outros continentes. Nesta página vamos conhecer alguns animais típicos de nosso pais  e suas caracteristicas.

Jacaré-americano

                                     Jacaré
Vive ás margens de rios, lagos e pântanos e alimenta-se de tudo que está a seu alcance. sua mandíbula tem a força de meia tonelada.

Leontopithecus rosalia - Copenhagen Zoo - DSC09082.JPG

              Mico leão dourado
Primata de pequeno porte, alimenta-se de frutos e insetos. A mata atlântica é seu hábitat natural. Com a destruição de boa parte dessa floresta esta esta espécie correu o risco de extinção há pouco tempo atrás, mas após exaustivas campanhas para sua preservação, está menos ameaçada.

Onça-pintada

                Onça-pintada
Fera mais temida da América, pode ser encontrada no continente inteiro, exceto no chile e na região dos andes. Caça e pesca animais, preferindo as grandes presas.

Maned Wolf 11, Beardsley Zoo, 2009-11-06.jpg

                 Lobo guará
É o maior dos canidios. Encontrado em campos e cerrados, caça sempre em grupos e suas presas são bem variadas: Vão desde pequenos mamiferos a insetos e tubérculos.

Tamanduá-bandeira no Zoológico de Copenhague, na Dinamarca

                 Tamanduá
Animal da familia dos edentados (mamíferos sem dentes), por isso se alimentam de formigas e cupins, que não precisam ser triturados.

Arapaima049.JPG

                  Pirarucu
Vive nos lagos e rios da Amazônia. É o maior peixe de escamas do Brasil, podendo atingir mais de 2 metros de comprimento e pesar 100 kg.

Mountain lion.jpg

                 Suçuarana
É um animal noturno e da mata, encontrado em todo território americano, mas em especial no pantanal brasileiro. É carnivoro mas não tão feroz quanto a onça-pintada.

Cutia em zoológico de Stuttgart, na Alemanha

                      Cutia
Pequeno roedor terrestre da região amazônica, alimenta-se de sementes e frutos que enterra no chão. Muitas delas acabam germinando e servindo novamente de fonte de alimento para ela.

Ariranha no Parque do Leste, em Caracas, na Venezuela

                  Ariranha
Vive nas margens dos rios e se alimenta de peixes, pequenos jacarés, serpentes e caranguejos.

Eunectes murinus

                   Sucuri
Não venenosa, é uma das maiores serpentes do mundo encontra-se em todo território brasileiro. De hábitos semi-aquáticos, alimenta-se de peixes, aves e pequenos mamíferos. Enrosca-se nas presas até quebrar-lhe os ossos, facilitando assim sua digestão.

Andigena laminirostris por John Gould

                   Tucano
Comum na região amazônica, pode ser encontrado também na região central do Brasil, mas em menor quantidade. Captura pequenos animais vivos e frutos para alimenta-se. Não gosta muito de voar, prefere ficar parado ou pulando de galho em galho.

Sea Turtle.jpg

            Tartaruga marinha
Desova no litoral brasileiro e depois volta para o oceano atlântico. Tem um notável tempo de vida, cerca de 150 anos. Existe um programa para a sua preservação, pois está em vias de extinção.

Tatu-galinha na Reserva Nacional de Vida Selvagem Sequoia, em Oklahoma, nos Estados Unidos

                     Tatu
Também da familia dos edentados, alimenta-se de pequenos insetos. Atualmente encontra-se em extinção, por sua carne ser comestível.

Ararinha-azul juvenil em cativeiro.

              Ararinha-azul
Arara de pequeno porte, corre risco de extinção pela caça predatória do homem, que insiste em domesticar bichos pacíficos como ela.

Macho

Fêmea

            Cervo do pantanal
Habita a região do pantanal brasileiro e alimente-se de diversas espécies de plantas.

Manatee photo.jpg

                 Peixe boi
É o maior herbívoro da floresta amazônica. Vivendo em lagos e rios. É um mamífero de hábitos solitários.

Tapirus terrestris

                    Anta
Habitá as matas perto dos rios, nada e mergulha freqüentemente, come frutas e capim. Às vezes dispara em linha reta arrastando tudo que encontra pelo caminho.

Vimos todas essas especíes algumas até quase que extintas mas nada disso como as queimasdas estariam acontesendo se não fosse o homem, digamas que se o homem mudar o planeta muda, por que do mesmo jeito que o homem habita na sua casa o animais animais hapitam as suas florestas e do mesmo modo em que os animais tem a sua função homem tem também agora perguntamos ao homem ´´por que tantá maldade?``

Nenhum comentário:

Postar um comentário